O Laboratório de Jornalismo da PUC-Rio e a Rebento Comunicação Criativa fecharam uma parceria na produção de conteúdos digitais para o Departamento de Economia da Universidade, cliente da agência. A colaboração estimula a prática jornalística dos repórteres estagiários em diferentes formatos, sob orientação conjunta de professores e de profissionais da Rebento. Ao mesmo tempo, contribui para dar visibilidade ao Departamento de Economia na mídia, por meio de entrevistas e coberturas de palestras sobre as atualidades econômicas publicadas em tempo real no perfil @economiapuc no Instagram.
Vídeos de entrevistas com pesquisadores visitantes, professores e estudantes apresentam o ambiente de estudos e a metodologia utilizada nos cursos de graduação, mestrado e doutorado.
A sócia-diretora da Rebento, Silvia Magalhães, vê resultados positivos na colaboração: “A troca de conhecimento entre os times da Rebento e do Laboratório tem contribuído muito para uma produção de conteúdo mais assertiva para o cliente. É uma forma de estarmos conectados com o futuro do nosso mercado”.
A primeira cobertura foi a visita da professora espanhola Laura Castillo-Martínez, do Departamento de Economia da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, em 10 de outubro. O estagiário Enzo Krieger acompanhou a apresentação do paper “Financial Frictions and Firm Exit”, sobre efeitos externos que impactaram empresas e economia de Estados Unidos, Reino Unido, Portugal e Itália, que reuniu professores, alunos e especialistas da PUC-Rio e de outras instituições. Laura, que já tinha recebido estudantes da PUC-Rio para o PhD em Duke, destacou que foi um orgulho estar na Universidade: “Eu já tinha uma impressão muito boa dos professores e alunos daqui. Foi fascinante ver de perto o alto nível deles”.
Encontros acadêmicos também proporcionaram coberturas exclusivas. O Departamento de Economia também recebeu o economista-chefe do Banco Mundial, Norbert Schady para uma palestra sobre o papel da família, das vizinhanças e das firmas no acúmulo de capital humano. Em entrevista exclusiva ao estagiário João Marcello Santos, Schady ressaltou: “É sempre um prazer estar em universidades como essa, estar em contato com professores renomados e, particularmente, com jovens em início de carreira. É muito recompensador para mim”.
Outro caso foi o da entrevista com o professor da Economia PUC-Rio e da Paris School of Economics Thierry Verdier a João Marcello. PhD pela École des Hautes Etudes en Sciences Sociales (EHESS Paris), Verdier comentou a relevância do trabalho dos pesquisadores Daron Acemoglu, Simon Johnson e James Robinson, que receberam o Prêmio Nobel de Economia em outubro deste ano. Os estudos uniram agendas econômicas e sobre ciências políticas para compreender as explicações para a diferença de riquezas entre os países: “Essa pesquisa trata, de maneira ampla, uma questão fundamental da economia. Por exemplo, enquanto a Dinamarca tem um PIB per capita de aproximadamente US$ 72 mil por ano, Serra Leoa tem apenas US$ 2 mil. Isso vem de falhas em políticas públicas por parte das instituições”.
Além de palestrantes e professores, o conteúdo digital produzido por estudantes de Jornalismo para o Departamento de Economia também abre espaço para os alunos atuais e futuros.
A EconData Week, organizada por estudantes entre 28 de outubro e 1 de novembro, teve seminários sobre finanças quantitativas, análise de dados, planejamento financeiro, entre outros temas, que tiveram cobertura em tempo real nas redes. “Foi um sucesso, tivemos apresentações sensacionais, que vão edificar muito a formação dos nossos membros e futuros economistas”, celebrou o estudante João Pedro Valente, coordenador da semana de palestras, a Enzo Krieger.
E uma série especial de Reels, vídeos curtos produzidos e editados pela estagiária Malu Carvalho para a campanha de matrícula de novos alunos, apresenta a trajetória de estudantes de graduação, mestrado e doutorado. A mestranda Isabella Helter contou os motivos que a levaram a escolher a PUC-Rio. Além das pesquisas de ponta, ela destacou a estrutura do campus e a forma como foi acolhida e respeitada como mulher: “Em geral, poucas de nós fazem mestrado e doutorado, então estar em um ambiente em que me sinta confortável para compartilhar ideias e opiniões é muito importante, e sempre me senti muito confortável aqui”.
A produção envolve responsabilidade e aprendizado no processo de obtenção de resultados. A analista de conteúdo da Rebento, Bárbara Faria, destaca que o trabalho do Laboratório aumentou o alcance do Departamento de Economia nas redes sociais:
“Desde que começamos a trabalhar juntos, obtivemos um aumento expressivo de interações nos conteúdos por causa das coberturas realizadas, foco desta primeira fase da parceria. Os estagiários estão sendo muito bem preparados pelos coordenadores do Laboratório, e é possível perceber a vontade de aprender e realizar as entregas. Esperamos seguir juntos, realizando diferentes projetos e alcançando novos objetivos”.
Além de capacitar os estagiários em diferentes frentes, a parceria é, para a agência, um caminho para arejar, testar e resolver desafios, como aponta a gerente de Planejamento da Rebento, Giulia Amendola, egressa da Comunicação PUC-Rio: “É preciso uma comunicação constante e fluida entre o mercado e a universidade para que o aluno possa chegar mais bem preparado ao seu primeiro emprego, e também para que as agências sempre possam estar em contato com o frescor de quem está chegando. A parceria com o Laboratório de Jornalismo da PUC-Rio é uma oportunidade para se fazer isso com maestria. A troca tem sido primordial, é sempre bom compartilhar conhecimento”.
As últimas coberturas de 2024 foram uma recepção aos aprovados no concurso da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Economia (Anpec) Rio, com coordenador do Programa de Pós-Graduação, Leonardo Rezende, e docentes, no dia 22 de novembro; uma entrevista com a pesquisadora Nathalie Gimenes, que ganhou o Zellner Award por melhor artigo teórico do prestigiado Journal of Econometrics; e a cobertura da palestra “Breaking the Glass Ceiling with a Gavel? Gender Promotion Gap in the Brazilian Judiciary”, de Helena Laneuville, do Instituto de Mobilidade e Desenvolvimento Social (IMDS), em 5 de dezembro.